A teia de Carlota (A menina e o porquinho)

16/02/2025 por Luiz Gavioli

Como um bom filho dos anos 80, eu assisti a animação feita pela Hanna-Barbera lançada em 1973. E, por muito tempo, não sabia que era a adaptação de um livro. Pois bem, na Feira do Livro de Lisboa do ano passado eu acabei encontrando, sem querer, o livro em um dos stands. Não resisti, obviamente, e trouxe o livro para casa.

Na animação que eu assisti, os nomes dos personagens são os mesmos do livro original em inglês, então o porquinho se chama Wilbur, a menina se chama Fern e a aranha se chama Charlotte. Mas no livro que eu comprei, todos os nomes foram traduzidos para o portuguès europeu. Então a menina se chama Flor, o porco se chama Abílio e a aranha se chama Carlota. A troca do nome da menina foi bem feita, mas eu odiei os nomes do porco e da aranha.

O Autor

Elwyn Brooks White nasceu em 1899 em Mount Vernon, Nova Iorque. Escreveu vários livros infantis famosos como Stuart Little e A Teia de Carlota. Trabalhou como repórter em vários jornais da época.

Sinopse

Enfim, a história é sobre um leitão que foi salvo da morte pela menina. Ele nascera fraco e pequeno e o pai, João Avelar decidiu matá-lo pois porcos nanicos só trazem problemas. Flor fica indignada com o que chamou de “maior injustiça” que já vira. O pai, mais para dar uma lição à filha do que para ser justo, deu o porco a ela. Ela seria responsável pelo porco e o criaria.

Algum tempo se passa, Abílio sobrevive por conta dos cuidados de Flor. Agora é um porco grande e gordo e João decide que é uma boa hora para comê-lo. Abílio fez amizade com os outros animais da fazenda, principalmente uma aranha, Carlota, que vive com ele no celeiro. Ela decide ajudá-lo e tece uma teia com as palavras: BELO PORCO. As pessoas da fazenda chamam àquilo de milagre e Abílio é salvo mais uma vez do machado.

O Livro

É um livro infantil, mas não é um livro bobo e brega. O tema central, desde o início, é a morte e como lidamos com ela. A menina salva o porco do machado. A aranha salva o porco com seu milagre. O porco sofre com o luto enquanto cuida dos ovos de sua amiga.

O tema da amizade também se faz presente. No celeiro todos os animais se conhecem e se ajudam como podem. Até o rato, esnobado por todos por só comer porcarias, ajuda Abílio e Carlota.

O texto, por se tratar de um livro infantil, é claro, simples e fácil. Mas sem ser condescendente. O livro cativa e prende o leitor desde o primeiro momento e as partes emocionantes nos deixam com vontade de ler outros livros do autor.

Conclusão

É uma ótima leitura para crianças de todas as idades. Muito bem escrito e aborda temas atemporais da humanidade com várias camadas de significado. Recomendo a leitura e vou procurar o Stuart Little quando for na Feira do Livro de Lisboa esse ano.

A Teia de Carlota