Uma idéia de projeto

10/03/2024 por Luiz Gavioli

Eu gosto dizer que sou uma pessoa de interesses diversos e obsessões passageiras. Mas na verdade, eu acho que vivo em ciclos de interesses. Um desses interesses, que ficou dormente pelos últimos 5 ou 6 anos, é a fotografia.

Tudo começou com uma Zenith XP que comprei de um amigo em 2007, ainda uma câmera analógica. Eu queria aprender a fotografar e queria uma câmera manual para praticar. As DSLRs ainda estavam muito fora do meu orçamento e a Zenith XP foi um ótimo começo.

Alguns anos depois, comprei uma Canon xTI de uma amiga fotógrafa. Ela tinha comprado uma máquina nova e vendeu a antiga para mim. Eu usei essa câmera por 9 anos, até me mudar para Portugal e decidir não levar a câmera. O raciocínio foi o seguinte, lá em compro outra, deve ser mais barato. E não era…

Então, assim como uma mesa de jantar e o sofá, levou algum tempo até eu conseguir comprar uma máquina nova e retomar o hobby deixado no Brasil. Apenas ano passado, 2023, eu consegui comprar uma câmera. Dessa vez eu consegui comprar uma câmera nova e com duas lentes. A escolhida foi a Canon EOS 2000D com uma 18-55mm e uma 75-300mm. A 18-55 tem estabilização de imagem e é quase impossível tirar uma foto borrada. A 75-300 já é mais complicada de usar, não tem a estabilização e o movimento é ampliado quando se usa uma distância focal como 200 ou 300mm. Precisa ser usada em um tripé.

Enfim, agora que tenho o equipamento, preciso usá-lo. Então vou juntar duas atividades que eu gosto muito, viajar e fotografar. E começar a planejar um roteiro para visitar as Aldeias do Xisto em Portugal.